quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 5 de junho - Posicionamento antropocêntrico - Amor genuíno e respeito a todas as formas de vida - Biocentrismo - Pretendida sustentabilidade - Não só os humanos são donos do meio ambiente - Planeta pertence a todos os seres vivos - Fatídico fim ?....

 Hall de entrada dos Blogs-Ambiente  

 Hall de Entrada do Grupos-Ambiente
 
No dia mundial do meio ambiente....


No dia em que todo o mundo se lembra dos problemas relacionados ao meio ambiente, e comemora as conquistas alcançadas para preservá-lo, cabe um questionamento muito importante para aclarar um pouco mais os caminhos a serem trilhados.

É possível, de fato, preservar o meio ambiente, com o conceito de que este é o meio onde vivem os seres humanos e que dele, tão somente, dependerão a sobrevivência de nossa espécie e o seu desenvolvimento ?

Este posicionamento antropocêntrico - onde toda a natureza deve ser vista como uma utilidade aos humanos - é contraditório e, se continuar, certamente experimentará uma gradual inviabilização. Antes desta inviabilização se tornar evidente, muitos prejuízos serão experimentados, além de irreversíveis consequências que advirão aos seres vivos e ao equilíbrio dos elementos físicos, químicos e energéticos, indispensáveis a um meio ambiente saudável.

Como evitar este fatídico fim ? Com um urgente redirecionamento da posição dos seres humanos ante os problemas ambientais. O planeta terra, com todos os seus recursos, não é somente dos "antropos", dos homens. Este singular planeta, que possibilitou o surgimento da vida, é também de todos os seres vivos.

Sem genuíno amor e respeito a todas as formas de vida - independente se elas estão sendo ou não úteis a nós - não será possível a realização de qualquer pretendido desenvolvimento sustentável ou de qualquer projeto eficaz em defesa do meio ambiente.

Meio ambiente exterior e meio ambiente interior são realidades integradas, intrínsecas e interdependentes. Afinal, todas as vidas não são formadas de células, de órgãos, de indivíduos e de sociedades ?

Não há como imaginar um meio ambiente pertencente a apenas uma das espécies, e muito menos tentar concretizar este egocêntrico desejo.



  
PARA CONHECER OUTROS ARTIGOS DESTE GRUPO, CLIQUE ACIMA EM "PÁGINAS" (PAGES) OU EM "PÁGINA INICIAL" (HOME)


UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.






Luiz Antonio V. Spinola, 5 de junho de 2009

Direitos autorais reservados.



Permitida a reprodução apenas em sites ou meios de comunicação sem fins lucrativos, desde que sejam incluídos estes adendos. Para outros, entrar em contato com o autor :
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :


São bem recebidos comentários e/ou sugestões para melhorias e correções no texto e no conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)