quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ECONOMIZAR ÁGUA ? OU ALIMENTOS E PRODUTOS QUE NÃO VEM DE ÁRVORES ? - Nova abordagem do problema da água nas escolas e nos meios não-formais e informais da educação ambiental - Economia de água ou de energia ? - Dia mundial da água - Economizar ou não poluir ? - Teremos, realmente, falta de água ?

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Esta fruta silvestre não é conhecida popularmente, no entanto
com ela pode-se fazer uma deliciosa compota !!
As árvores frutíferas silvestres existentes devem ser
 preservadas e outras milhares devem ser plantadas.
Economia de água ? Ou de alimentos e produtos que não venham de árvores ?

Em outras palavras : Devemos economizar água, ou diminuir o consumo de alimentos advindos de culturas rasteiras e de materiais extraídos de reservas ou produzidos artificialmente ?....Ou ainda :  Porque devemos aumentar o consumo de alimentos e produtos que venham de árvores plantadas ?
 
Por Luiz A. V. Spinola



 
Economia de água ou de energia ? - Todas as cidades, regiões ou países terão, realmente, falta de água doce ou de água potável ?

Uma nova abordagem do problema da água no planeta - Uma proposição a professores nas escolas e a educadores ambientais

Questões econômicas e consequências sociais, além de outras implicações ambientais,  não foram tratadas neste texto, porém estão implicitamente presentes.


Porque consumir mais produtos oferecidos pelas árvores se relaciona com a questão da água ?  
No titulo, a pergunta : é mais importante diminuir o consumo de água ou, para que ela não acabe, é mais importante aumentar o consumo de produtos e alimentos que venham de árvores ? Esta realidade tem nos passado despercebida ? Porque consumir mais produtos e alimentos provenientes de árvores irá garantir o ciclo natural da água e a sua disponibilidade aos humanos ? A resposta parece óbvia !!....No entanto, porque ainda marcamos passo, desde há mais de 20 anos,  ensinando aos alunos e ao público que devemos simplesmente economizar água ? Que solução simplista !! E, na verdade, equivocada !!


O primeiro passo para a solução do problema
Nos últimos anos tem-se inserido na questão a necessidade de não se poluir a água. Com muita lógica, esta conclusão está correta. Economizar e não poluir é o primeiro passo que se deve dar para a garantia do fornecimento futuro de água. Mas estas ações são suficientes ?....Não.


O mito da escassez planetária
Há muitos mitos arraigados na educação ambiental. Um deles é a da economia de água. Começam-se as palestras, ou aulas, colocando-se às consciências dados falsamente impactantes, como : "Temos menos de 2,5% de água doce no planeta....e, destes 2,5%, apenas uma pequena parcela, talvez 0,5% (0,1% das águas superficiais, mais, provavelmente, 0,4% acessíveis das águas subterâneas) são disponíveis aos seres vivos dos continentes". Este sensacionalismo educativo dá uma falsa idéia que logo vamos ficar sem água. "Zero vírgula cinco por cento" é uma quantidade absurda de água, muito além das míseras necessidades humanas. A cifra que os seres humanos consomem destes 0,5%, prováveis e finais, nem é possível calcular, mas deve ser uma quantia infinitesimal deste valor. Porque, então, tanta apreensão ? Exceptuam-se a escassez de água das localidades áridas, semi-áridas ou aquelas com severo déficit hídrico.


O mito da economia de água
Outro mito relacionado à água é que, em grande parte das localidades ou regiões do planeta, o maior problema não é a necessidade de economia de água, mas da economia de energias e materiais gastos para a captação, o bombeamento, o tratamento, a distribuição, a manutenção e o controle das operações demandadas pela sistema de fornecimento de água, além das instalações e manutenção de uso. Logicamente, estes custos estão inseridos na quantidade da água consumida. A questão é se ter consciência que se deve economizar água, não tanto pela água em si, mas principalmente pelas energias e materiais que a sua disponibilização acarreta.



O mito das matas ciliares
O terceiro mito refere-se à crença de que as matas ciliares, especialmente as delimitadas pela lei vigente, são, por si só,  suficientes para manterem em ciclo sustentável as nascentes de lagos, riachos e rios. Certamente rios e outros corpos d`água tem suas nascentes melhoradas com a preservação de suas matas ciliares. Porém, a grande maioria das águas superficiais de movimentação dependem dos extensos lençóis subterrâneos, e estes tem suas reservas de água renovadas pela captura, retenção e infiltramento das águas pluviais, promovidos  também por extensas e densas florestas - e não apenas pelas finas faixas das matas ciliares. Além disto, as florestas possuem uma importante função na quantidade, na regularidade e na distribuição das chuvas.


Porque aumentar o consumo de produtos e alimentos que venham de árvores
Eis aqui o motivo desta proposição aos educadores : O aumento no consumo de alimentos e de produtos que provenham de árvores - logicamente plantadas - é a ação correta para solucionar a questão do desequilíbrio provocado ao ciclo da água pelos próprios seres humanos. O ciclo da água tendo retornado às suas características antigas, com certeza  fará voltar as antigas fontes de água doce superficiais e subterrâneas e preservará as atuais. Novas tecnologias certamente facilitarão a captação (especialmente da água da chuva) e a distribuição de água a localidades áridas e a regiões metropolitanas que ainda apresentarem crescimento demográfico ou aumento na demanda de água para a produção industrial e rural.
Enfim, a água doce, para os seres humanos e outros seres dos continentes, não será um problema futuro se, em primeiro lugar, as superfícies continentais forem reflorestadas de forma produtiva. Depois, logicamente, seguem-se os outros fatores : a não poluição, a despoluição, a economia de energias e materiais do sistema de fornecimento e uso de água, a introdução de novas tecnologias e, finalmente, a ínfima quantia de água que as crianças, os funcionários, os professores, os pais e os habitantes de toda a humanidade possam economizar !!


Mudança de valores e costumes : o que podemos fazer
Se temos mais esta imperativa razão para plantarmos árvores, que sejam aquelas mais produtivas : as que oferecem frutos e outros alimentos de suas partes, e as que são as fontes de materiais diversos, como madeira, fibras, óleos e centenas de outros produtos. Por outro lado, é função urgente e precípua dos educadores disseminar a premente necessidade de mudança de costumes. Vamos comer mais nozes, côcos, castanhas e pistaches ? Vamos deixar de comer açúcar para termos mais vontade de comer frutas doces e mel ? Vamos deixar de tomar sucos artificiais e refrigerantes ácidos para termos mais vontade das frutas ácidas ? Vamos morar em casas feitas de madeira ? Vamos priorizar o uso de materiais ou energias que direta ou indiretamente promovem o plantio de árvores ? Vamos passear nas matas em vez de nos shoppings ?....

Quão inúmeras atividades e escolhas poderíamos fazer para contribuir com o reflorestamento do planeta terra e a garantia de manutenção de suas cristalinas e doces águas !!
 
Luiz Antonio V. Spinola, 2 de abril de 2010,
reeditado em 21 de março de 2011


Leia também :
 
Meu agradecimento à querida filha Analuci que me inspirou a produzir este texto.
E à amiga Anaura, que momentos antes insuflou-me ânimos para a construção do conhecimento.

 
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