segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RECICLAGEM ( III ) - O que se questionou foi o grau de importância das ações preventivas e corretivas que se aplicam ao meio ambiente - Poluir sempre foi um problema das comunidades humanas - O conceito do que é "meio ambiente" - Físico - planetário - individual - familiar - regional - vento

Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente 
RECICLAGEM  -  III

Atenção : Para entender melhor este texto, leia :



Quando a mente se aplica à solução de algum problema, por um ou mais dias, é comum o subconsciente “vir à tona” em momentos de tranqüilidade, em muitos casos quando se acorda, descansado, na madrugada. Neste momento, um “flash” de consciência deixa claro à mente qual é a solução do problema. 

Foi o que me ocorreu ontem. Assim uma “luz de entendimento” me ditava na madrugada: “O seu raciocínio anterior o estava induzindo a conclusões não completamente corretas, pelo menos na forma de exposição como vinha se expressando, a respeito do valor que se deve dar à necessidade da reciclagem. De fato, eu havia proposto em vários parágrafos : “Jogar plásticos ou outros materiais provenientes de fontes não renováveis, indiscriminadamente, nas periferias das cidades ou nas áreas rurais, não provocariam impactos ambientais negativos que  justificassem tanta importância que se confere à reciclagem. A proposição está correta, porém as várias citações a respeito deixaram uma impressão final de que “devemos limpar os ambientes humanos somente pelo motivo da estética”. Na verdade não é assim. O que se questionou foi o grau de importância das ações preventivas e corretivas que se aplicam ao meio ambiente.

Considere-se bem :  Ao longo da história da humanidade, o descarte de materiais não  reutilizáveis -- o lixo, no conceito antigo -- sempre foi uma constante. Sabemos que, em muitas civilizações, até mesmo em anos recentes, o lixo era jogado nas ruas, criando locais desagradáveis, e até mesmo insetos e pestes. Conclui-se, então, que “poluir o meio ambiente” sempre foi um problema das comunidades humanas.

Toda a questão se refere ao conceito de meio ambiente. Devido a estas duas palavras “meio” e “ambiente” embutirem também a idéia de “algo que está entre uma coisa e outra”, alunos pesquisados responderam que meio ambiente “é o ar que envolve todas as coisas”. O conceito está correto, porém incompleto. “O que existe entre uma coisa e outra” pode ser também um sólido, ou um líquido, ou uma luz. Desta forma, propõe-se em livros escolares que meio ambiente é o espaço físico, ou seja, os continentes, os corpos d`água e a atmosfera. A noção já se amplia, porém continua incompleta. Podemos denominar o conjunto de terras, águas e gases como sendo o meio ambiente físico.

A terceira concepção é, na verdade, uma extensão da anterior : logicamente elementos físicos que entram na composição de um planeta, por ex, com certeza se interagem. Então ações e reações entre os elementos de um planeta também participam do conceito de meio ambiente.

Vivemos na Gaia-Terra, o planeta que contempla a vida há, pelo menos, 4,5 bilhões de anos. Os indivíduos das muitas espécies são minúsculos em relação às gigantescas proporções dos espaços físicos do nosso planeta. No entanto, todas as formas de vida---especialmente as bactérias, desprezíveis em tamanho---influenciam e interagem, em sua quase infinita somatória, com o meio ambiente físico, em um nível tão elevado, que muitos cientistas consideram que “a terra também é viva!” A própria vida, paulatinamente, “criou o seu ambiente” de forma a possibilitar seu constante crescimento e multiplicidade.

“Toda a questão se resume no conceito de meio ambiente...” Este conceito, aplicado a cada indivíduo, grupo ou espécie, segmenta-se no espaço físico ocupado. Desta forma, um indivíduo humano está relacionado, não excludentemente, com fatores que só a ele interferem. Cada família, ou grupo social maior ou menor, relaciona-se com um meio ambiente próprio, além, digamos, do meio ambiente geral. Por ex., um indivíduo cria o seu próprio meio ambiente em seu quarto ou em seu local exclusivo de trabalho. O seu quarto está inserido no meio ambiente coletivo familiar. As famílias, em conjunto, criam o meio ambiente da cidade. O meio ambiente entre as cidades é formado pelas alterações geofísicas e pelas interferências nos corpos d`água, na atmosfera e nos ecossistemas de uma determinada região. Grandes regiões do planeta configuram-se como portadoras de um meio ambiente de enormes proporções. Finalmente temos o meio ambiente planetário que, além da somatória de todos os outros, é portador de características únicas, tais como o modelo planetário dos ventos, das correntes eletromagnéticas e as interações inter-oceânicas. Desta forma, o ar que um indivíduo respira em seu quarto fechado pode estar, também, poluído por esporos vindos do jardim, por fuligem de uma indústria em suas cidade, por fumaça de uma queimada a 200 Km ou, finalmente, pode ter seu campo magnético minimamente alterado por correntes eletromagnéticas planetárias...

Cont. em RECICLAGEM - IV :

Luiz A. V. Spinola,
Janeiro/2008
Direitos autorais reservados. Permitida a reprodução apenas gratuitamente pela internet.

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE !! :

Ou, no Google, digite: “lista grupos ambiente”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)