quinta-feira, 25 de julho de 2013

RECICLAGEM - ( I ) - VOCÊ CONCORDA COM ESTA VISÃO ? - CONCEITO - O QUE É "MEIO AMBIENTE" ? - O PROBLEMA É MAIS AMBIENTAL OU MAIS ECONÔMICO ? - RECURSOS E FACILIDADES TECNOLÓGICAS - MATÉRIAS PRIMAS - PETRÓLEO - ENERGIAS FÓSSEIS - JAZIDAS - RECICLAR - "....Portanto, "meio ambiente", dentro desta abordagem necessariamente praticista, refere-se à pureza da terra, da água, do ar e da luz(incluindo o espectro eletromagnético) em equilíbrio interativo com a biosfera...."

O lixo jogado nas beiras das estradas, nos quintais e
nos lugares públicos é mais um problema de estética
do que de preservação ambiental. O maior prejuízo
ao meio ambiente é a significação de tanto lixo,
esteja ele onde estiver : a imensa manipulação de
energias e as várias formas de poluição decorrentes.
RECICLAGEM ( I )

Você concorda com esta visão?


Reeditado em 19/08/2008


Reeditado e publicado neste blog em 25/07/2013 

"Colocando os pingos nos Is"
 

Dê a sua opinião !!
Enriqueça o conhecimento !!

Desejo expressar uma forma de compreensão que me veio à mente, hoje pela manhã, quando ouvia uma reportagem na rádio CBN sobre a reciclagem de garrafas PET : Em 2005 a indústria já estava reciclando 47% das garrafas.


QUESTIONANDO O PORQUÊ DA RECICLAGEM 
É estranho questionar um dos tripés da educação ambiental, o ato de "reciclar". Porém, parece-me que este questionamento conduzirá a uma mudança no que se entende sobre o "porquê" da reciclagem, e quais as consequências, possivelmente negativas, que a compreensão atual da reciclagem provoca no próprio meio ambiente que se pretende defender.

O que principio a escrever não são opiniões pensadas, trabalhadas e muito menos comprovadas. O objetivo é suscitar a discussão sobre o tema, inclusive a mim mesmo : estou correto nesta vertente de rápidas e recentes conclusões?


POLUIÇÃO OU ESTÉTICA ?
Muito se fala e se contesta sobre os prejuízos ao meio ambiente ocasionados por plásticos(por ex.) jogados nas ruas, nas periferias das cidades, nos lixões ou nos aterros sanitários. Creio que, quanto aos plásticos e a vários outros materiais em quintais ou em locais públicos, o que ocorre é mais um problema de estética, ou seja, um problema social, e não ambiental. A própria educação ambiental mais tradicional critica : "Os plásticos demoram dezenas ou centenas de anos para se decomporem. Isso evidencia, na maioria das vezes - excetuando-se possíveis plásticos que, ao se decomporem, liberariam substâncias tóxicas - que o plástico é um material quase inerte, afetando muito pouco o meio ambiente. Em alguns casos, os plásticos, juntamente com outros materiais e substâncias orgânicas em decomposição, podem provocar raras doenças. Também aqui o problema é minimamente ambiental : é mais uma questão de limpeza e saúde pública.


CONCEITO DE MEIO AMBIENTE
Aqui interpõe-se o conceito de "meio ambiente". Em elucubrações, até mesmo literárias e filosóficas, o meio ambiente visto de um ponto muito além da tateante visão fragmentada cartesiana, engloba holisticamente até mesmo as relações humanas e, ainda mais, os "meios ambientes" psicológicos individuais...Muito bonito! Muito interessante. É necessária e essencial esta visão. Porém, estamos diante de problemas que afetam a sobrevivência biológica da espécie humana e a de todos os seres vivos. Isto é uma realidade "táctil" e visível fisicamente. Portanto, "meio ambiente", dentro desta abordagem necessariamente praticista, refere-se à pureza da terra, da água, do ar e da luz (incluindo o espectro eletromagnético) em equilíbrio interativo com a biosfera.

Desconsiderando-se momentaneamente algumas interferências nas vidas de animais e plantas, até que ponto os plásticos prejudicam a pureza dos quatro elementos básicos quando jogados "ao leo" na natureza? Por isso, parece-me, descartar plásticos à revelia, é essencialmente uma questão de estética, muito pouco de saúde e pouquíssimo de meio ambiente.



ECONOMIA DE ENERGIA ?
Bem, por enquanto estamos concluindo que reciclar plásticos porque "poluem" o meio ambiente é um conceito errado ou, pelo menos, inadequado. Vamos agora retroceder ao processo da industrialização. Neste, talvez, pode haver uma justificativa para a reciclagem : se para reciclar uma tonelada de plástico se gasta menos energia do que se gasta com a produção via matéria prima, então reciclar é desejável. Porém, nesta condicionante subentende-se uma pergunta : realmente se gasta menos energia? Eu não tenho dados que respondam a esta questão. Você, a quem tenciono conduzir a pensar sobre o assunto e a posicionar-se, possui informações precisas a este respeito?...Não se esqueça que, do lado do processo de reciclagem, tem-se que acrescentar à somatória dos esforços :
- As energias e materiais dispendidos nas etapas de separação, 
acondicionamento e coleta.
- Os custos da "pegada ecológica" : custos ambientais de cada pessoa envolvida
no processo de reciclagem.

- As energias e materiais necessários à estrutura de armazenamento e
transporte até as indústrias.

- As energias e materiais envolvidos no processo final de reciclagem.

Materiais e energias, por ex., : os caminhões de coleta e as prensas exigiram materiais e energias para a sua fabricação e a sua atuação no processo.

Eu não sei se, também por esta razão, é compensador a reciclagem. E você, como considera?...


OS PLÁSTICOS E O PETRÓLEO
Vamos retroceder mais atrás. Vamos à primeira etapa. De onde vem a matéria prima com a qual atualmente se obtém a maioria dos plásticos?...Do petróleo. Qual a justificativa que legitima o processo de reciclagem neste ponto de origem?...Reservas!! Assim como muitas substâncias e metais, admite-se o falso conceito que relaciona o esgotamento de reservas ou jazidas, com "desastres ao meio ambiente". Pode acontecer, sim! Hipoteticamente: será que os gigantescos vazios provocados na litosfera através da extração do petróleo pode, um dia, provocar abalos sísmicos ou desconhecidas erupções telúricas? É uma hipótese !! Você já viu alguém preocupado com isso?....Eu ainda não. Você conhece pesquisas científicas a respeito?....Talvez existam. Colabore comentando este artigo ou enviando ao grupo Ambiente Ecológico o que você sabe!....

Voltando a interpretar : Será que os homens vão diminuir o consumo de petróleo - inclusive o de plásticos como um sub-produto - só para manterem a litosfera intacta, sem "socavãos"?....Com certeza, não. Eles vão querer bombear até a última gota, mesmo que consumam, também, outras formas de energia.


CONCLUSÃO : É MAIS UMA QUESTÃO ECONÔMICA 

Então, finalmente, exaurir as reservas de matérias-primas provoca prejuízo direto no meio ambiente?...Excluindo-se poucos casos para os quais a resposta é afirmativa, a conclusão genérica é que "não". O prejuízo é, na verdade, de subsistência (ou continuidade) da utilização dos materiais da natureza que viabilizam os recursos e facilidades tecnológicas. Portanto, a questão central, aqui, mais uma vez, não é ambiental, mas econômica.

 

Luiz Antonio V. Spinola - set/2007.
Reeditado com melhorias e correções em julho/2013

Por favor, se copiar e divulgar este artigo, cite o link desta fonte. 

LEIA MAIS, EM "RECICLAGEM ( II )", CLICANDO AQUI !!


Grupo-Ambiente relacionado :
Visite e participe com sua conta do Google !!  
(no Grupo Ambiente Ecológico, procure por este tópico na janela de pesquisa do grupo)


Você concorda com estas conclusões?....Você discorda?....
Quer dar continuidade a outros assuntos suscitados por estas proposições?....

Um dos objetivos do grupo "Amizade Transparente" é concentrar tópicos de discussões de outros grupos e ao mesmo tempo promover a amizade entre os diversos membros. Desta forma, os participantes nos outros grupos não tem seus emails saturados por muitas perguntas e respostas provenientes das discussões. Os Grupos-Ambiente, em sua maioria, pretendem representar um banco de dados permanentemente úteis. Por este motivo, é aconselhável que as discussões mais prolongadas se desenvolvam no grupo "Ambiente Amizade Transparente". 
Portanto, estimula-se a participação nas discussões deste assunto e pede-se que comentários ou proposições extensas sejam postadas no grupo "Amizade Transparente" :
ambienteamizade@googlegroups.com
AMBIENTE AMIZADE TRANSPARENTE -  Antes de enviar um email, faça login com sua conta do Google e depois clique em Participar.
(no Grupo Ambiente Amizade Transparente, procure por este tópico - Reciclagem I - na janela de pesquisa do grupo)

PARTICIPE COM SEUS COMENTÁRIOS !!!!







HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 
==================================================















Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)